Da Escuridão à Visão

Sylvia Loretta Lakeland (Portugal / Brasil), formada em Biologia pela Universidade São Paulo, morou na França, Itália, EUA e desde 1986 em Lisboa, Portugal, onde por dez anos passou pelo drama da gradual perda da visão. O encontro com Meir Schneider  seu Método foi decisivo na recuperação da visão e tornou-se Instrutora e Professora Self-Healing e também especializada no Aperfeiçoamento Natural da Visão pela School for Self-Healing, São Francisco, CA. Lançou o Método em Portugal em 2000 e hoje intercala suas atividades entre Lisboa e São Paulo, onde organiza e promove  programas regulares de visão natural, com palestras e seminários, além de sessões particulares e um amplo trabalho voluntário.

Conheça o meu caminho
Cidadã do mundo, filha mais velha de pais poloneses, nasci em Simla, Índia e em seguida morei em diversas cidades fascinantes como Londres, São Paulo, onde me formei em Biologia; Génova-Itália, numa pós-graduação em Biologia. De volta a São Paulo, depois de pós-graduação e mestrado em Administração de Empresas, tornei-me uma executiva e empresária de sucesso, estendendo minhas atividades do Brasil a Nova Iorque e finalmente a Portugal, onde decidi viver a partir de 1986. Trinta anos de atividades intensivas, sempre em busca da perfeição. Míope, usei óculos de grau desde os seis anos, segura de que iriam ajudar-me a enxergar bem para sempre. Perfeição, a qualquer custo!


Alta miopia seguida de descolamento de retina

Em 1992, após uma crise de herpes zoster oftálmica que atingiu meu olho esquerdo, em questão de meses a minha visão, imprescindível para as minhas atividades profissionais, piorou muito e eu perdi a acuidade visual e a visão noturna. Enxergava cada vez pior, alta miopia, com muito cansaço e stress por excesso de trabalho, a sensação de manchas, moscas volantes e névoa, visão dupla, dores infernais de cabeça, rigidez do pescoço e ombros. Aconteceu o inevitável: um descolamento de retina e, no olho esquerdo, deixei de ver no foco central onde as imagens desapareciam substituídas por uma mancha cinzenta.  Em seguida, após uma inútil cirurgia nos dois olhos, o aparecimento fatal das cataratas que me levaram a um total bloqueio da visão.  


Visão da Medicina e a transformação

Os diagnósticos médicos se repetiram: “A Medicina já não pode fazer nada no seu caso”, “Não vale a pena pensar no olho esquerdo, está perdido!” “Não recomendo operar as suas cataratas, não há nada mais a fazer”, “Com este nível de cegueira recomendo que mude, acostume-se na escuridão e providencie uma bengala”. De fato, encerrei as minhas empresas em Portugal, parei de conduzir e mudei de vida! Percebi que era preciso buscar as causas da não visão, entender o que eu não queria ver, enfrentar a minha sombra, os medos e a auto  sabotagem. . Continuei a buscar novos caminhos e a transformar os meus problemas em oportunidades para o novo ciclo que estou a viver hoje.


O Tao da Visão

A descoberta das Medicinas Orientais e suas técnicas milenares, a Cultura da Paz através da UNIPAZUniversidade Internacional da Paz  e conhecer Meir Schneider e o seu Método Self-Healing, foram caminhos percorridos com sucesso para a recuperação da minha visão. Muitos estudos, vivências dramáticas, muita disciplina e perseverança no aprendizado e, sobretudo, a descoberta de novos amigos, foram algumas das etapas vencidas.
A certeza de que eu ia conseguir foi essencial para fazer as quatro horas diárias de exercícios de corpo e visão durante três anos seguidos. Em 2003, ao constatar a melhora da qualidade neuromuscular dos meus olhos, fiz a cirurgia das cataratas, com sucesso. Voltar a enxergar é indescritível! Em simultâneo formei-me como Self-Healing Practitioner & Educator pela School for Self-Healing, em S. Francisco, Califórnia, onde também fiz uma especialização em visão, e como Professora e Educadora no Aperfeiçoamento Natural da Visão através do Método Self-Healing, minha transformação continua. Atividades profissionais e muito estudo continuam, nos Estados Unidos, no Brasil e em Portugal.

Membro da ABSH - Associação Brasileira de Self-Healing, da Vision Educators - Associação Americana de Terapeutas da Visão e da AIEV - Associação Italiana para a Educação da Visão, sou participante e conferencista regular nas Conferências Internacionais de Visão Holística,  desde 2002. Organizadora e conferencista da 19ª Conferência, na Ilha da Madeira, 2004.


Formação permanente, a expansão contínua.

Outros cursos foram adicionados ao meu programa de vida: pós-graduação em terapias orientais, sendo professora e praticante de exercícios terapêuticos e artes corporais chinesas. Na sequencia da Formação de Base da UNIPAZ - Universidade Internacional da Cultura da Paz – fiz a pós-graduação em Transdisciplinaridade, com ênfase em saúde e desenvolvimento humanos, com a formação de educadores, terapeutas, administradores e cidadãos conscientes do século XXI  fundamentados em cultura de paz e não violência. Neste âmbito, como professora na UMAPAZ,  Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura da Paz, da Prefeitura de São Paulo, desde a criação da Universidade, treinei centenas de alunos em como cuidar da Visão e enxergar sempre melhor, para toda a vida! Orientada por Roberto Crema, sou membro do Colégio Internacional de Terapeutas-CIT, na categoria terapeuta clínica desde Fevereiro 2013. Veja nos Artigos“ Como cheguei ao Colégio Internacional dos Terapeutas!”. 

 


Consciência, Criatividade e Alegria!

No meu trabalho com crianças, jovens e adultos na busca da melhora da visão desde 2000, tenho a consciência de que é preciso dar uma grande relevância à leveza de emoções e sentimentos, ou seja, expansão da criatividade para tornar mais flexível o grande esforço que é exigido de cada um. É preciso oferecer muitas alternativas, ir ao encontro de cada um nas suas necessidades: além das sessões individuais e em grupo, surgiram os programas regulares, eventos especiais e o Seminário Nacional de Visão Holística,  de quatro dias. E ao ar livre em Parques de São Paulo.
Em 2004 surgiu este site como apoio e suporte na formação, em português e inglês, sempre atualizado com os mais recentes temas ligados à Visão. Em 2005 foram lançados o CD Exercícios para uma Visão Clara e um livreto de apoio Saúde dos Olhos. Em 2009 um novo CD Exercícios de Postura para Visão Clara complementa a coleção Movimento é Vida e o livreto Saúde dos Olhos já está na 7ª Edição. Estes materiais têm atendido milhares de pessoas em todo o mundo, e regularmente são desenvolvidos novos Materiais de Apoio como tapa-olhos, tabelas, máscaras, entre outros.  
Uma busca constante em oferecer um programa intensivo de cuidados com o corpo mente e espírito. É sempre possível ver melhor. E a vida continua!


“Gosto muito de saber de sua trilha de transformação. Esta forma tão especial de transformar a dor em flor, de saltar do trampolim da cegueira para tornar-se uma terapeuta da Clara Visão. Meus parabéns pela Alquimia, prezada amiga!”Roberto Crema.

 

A partir de 2016 novas trilhas, um novo olhar. Em Israel!

  


Após 13 anos bem vividos no Brasil, atendendo, partilhando e cuidando voluntariamente mais de 15.000 pessoas de todas as idades e problemas de visão e corporais, mais de 550 participantes dos dez Seminários Nacionais de Visão Holística, mais de 3000 participantes dos mais de 100 workshops de visão em todo território nacional, além do cuidar individual durante estes treze anos, está na hora de seguir o meu caminho de uma maneira nova, na busca de ideias e experiências inovadoras.

Graças a uma formação constante, nos passos do cuidar, partilhar, gratuidade e da consciente colaboração, tenho desenvolvido as minhas atividades como terapeuta holística pelo CIT- Colégio Internacional de Terapeutas e terapeuta corporal e da visão.  Vou agora à busca de novos caminhos, com mais pesquisas e transformações.

Estou me despedindo de São Paulo para retornar às minhas raízes e assentar a minha nova casa em Israel e é com alegria e desapego que constato a importância desta decisão.

Desde já convido a todos para viverem esta alegria comigo e compartilho os votos de meu mestre e amigo Meir Schneider, que dá as suas bênçãos para este passo e com boas vibrações confirma o seu apoio a esta minha nova iniciativa:

I will be glad to recommend you work to every one since you are excellent in all your functions as a therapist and a teacher, so let us be in touch. It is wonderful to hear from you, many blessings Meir.”

Vamos explorar nossos contatos por videoconferência?



Com as tecnologias cada vez mais fáceis e acessíveis, as distâncias entre nós ficam cada vez menores e podemos continuar a reciclar, buscar motivações e resolver juntos seus problemas de visão, da minha nova base operacional em Israel.

No Brasil, basta agendar na Adijon uma sessão individual comigo ou em grupo ou ainda a participação nos workshops de visão que fazemos, e também confirmar presença no nosso XI Seminário Nacional de Visão Holística para 2017 em São Paulo. Fale com Gisleine Fernandes na adijon@adijon.com.br

Em Portugal, fale com Ana Sendim que seguirá o mesmo padrão,  através de seu e-mail anamendessendim@gmail.com

Um novo caminho, um novo olhar! Ate logo mais!

 

Para mais contatos: 

Brasil - São Paulo (+55.1150814051  Adijon  adijon@adijon.com.br
Portugal - Lisboa (+351) 918681678  anamendessendim@gmail.com
Israel - lakelandsylvia@gmail.com