ChiWalking® ou Caminhar com Concentração

 

Caminhar é um conjunto de movimentos que desenvolvemos espontaneamente na primeira infância e a partir daí, de forma automática e sem pensar, caminhamos pela vida fora.  Alguns aproveitam intuitivamente os efeitos maravilhosos da caminhada que, além dos já bem conhecidos benefícios corporais e funcionais para o corpo, permitem, através das meditações caminhando, abrir a nossa imaginação e criatividade. Quantos gênios da História foram grandes andarilhos!

A sabedoria de caminhar corretamente

Mas é preciso caminhar corretamente para que de fato estes movimentos se tornem um exercício eficaz e útil para cada um de nós. Vamos transformar este exercício num passo fundamental para a nossa saúde como um todo – corpo mente e espirito.

Saber caminhar é desfrutar a magia da natureza em sua plenitude, ao assegurar a própria saúde corporal e mental, no despertar de todas as funções do corpo humano, internas e externas, desde o sistema nervoso, passando pelo circulatório até o sistema muscular, ósseo e pulmonar. É ganhar diariamente uma nova e ativa vida existencial.

Saber caminhar corretamente atua diretamente nos dois hemisférios cerebrais, ativando os neurônios e estimulando a neuroplasticidade cerebral. Na calma do caminhar, no silêncio e na tranquilidade da mente e do espirito, aumenta a intuição, mais criatividade com novas ideias e tudo fica mais claro, nítido e em foco! 

Consciência e Atenção do Olhar:  ChiWalking® e ChiRunning®

Para caminhar bem é preciso estar consciente, atento, concentrado e deixar que o olhar interno acompanhe a intenção do movimento, que permita ampliar a percepção, sem perdas de energia.  É ver e deixar que a visão venha a você, é ver como quem não vê, mas estar alerta pois o olhar é a intenção e deve acompanhar agilmente cada movimento.  

Durante a XXV Conferencia Interacional de Visão Holística, que acontece em Madrid, Outubro 2015, vamos conhecer mais destas técnicas com nosso colega Rafael Izquierdo, terapeuta espanhol que aprendeu com Danny Dreyer, o maratonista americano, as técnicas do ChiWalking®  e  ChiRunning®, combinando Tai Chi e a física do corpo. É o poder do Chi para desenvolver melhor o nosso movimento de caminhar e correr, sem causar danos corporais e, com certeza, aumentar nossa visão periférica e espacial.

As técnicas do ChiWalking® e ChiRunning® encontram no Tai Chi os seus princípios essenciais:

  

- No Tai Chi, alinhamento e relaxamento são básicos, ou seja, precisamos criar um eixo interior da cabeça aos pés e deixar livres todas as partes móveis do corpo           (braços, ombros, pernas e quadris), para mais relaxamento e melhor postura.

- No Tai Chi, o importante é agir em cooperação com as forças e não contra elas. Vamos aprender a trabalhar em cooperação com a gravidade e a força do chão.

- Como tudo na natureza, a evolução é gradual, é preciso ter paciência para alterar velhos hábitos e passo a passo conseguir entender e aplicar as novas técnicas. Com tempo e perseverança chegamos lá.
Assim, com mais relaxamento, alinhamento e postura correta, saber pisar corretamente, usar a inclinação gravitacional certa e envolver a força central interior (no nível certo dos quadris)  ao movimento das pernas, ligando mente e corpo para evitar danos, vamos aprender a caminhar e expandir a nossas dimensões no Universo.

 

Quando caminhar, fazer corretamente seus exercícios de visão!

- Nunca fazer  exercícios para  boa visão usando lentes de contato,  óculos graduados ou mesmo óculos escuros. O olhar lidera o movimento, a intenção ágil e instantânea.

-  A cabeça deve estar sempre ereta e relaxada nos ombros, com o olhar a distância, ligeiramente acima da linha do horizonte. O centro físico correto do corpo está na região em torno do umbigo, a partir do qual deve acontecer o movimento. É o centro gravitacional, o foco mental, assegurando postura e movimentos equilibrados.
- A cabeça, que é o regente e a ponta das energias yang – os meridianos começam e acabam na cabeça, - deve estar ereta para desenvolver visão mais aguçada, audição mais apurada e paladar mais sensível, com percepção e intenção mentais mais claras. -

-Os seus olhos devem respirar livres, importantes e com consciência!
 

 


Os conceitos básicos do Tai Chi e das outras artes marciais orientais assim como das varias técnicas, entre outras de Meir Schneider, William Bates e de Danny Dreyer, são aplicadas regularmente no trabalho que orientamos com cada aluno nos Parques de São Paulo, nas sessões individuais e nos workshops de visãoalém de descritos nos nossos materiais de apoio como o Livreto Saúde dos Olhos ou no CD de Exercícios de Visão e CD Exercícios de Postura para Visão Clara.   

Venha descobrir o método lakelandvisionfocus®que inclui sempre uma análise individual com avaliação, recomendações de estratégias específicas e acompanhamento prático para desenvolver uma boa postura e melhorar a visão, naturalmente. Entre em contato e vamos começar! Marque a sua sessão e faça sua inscrição nos nossos eventos, adijon@adijon.com.br e consulte sempre a agenda mensal.

Este ano 2015 vamos dedicar um espaço especial para as mais recentes novidades em  Postura na Programação do X Seminário Nacional de Visão Holística, durante os quatro dias e três noites de atividades corporais e de visão, 01 a 04 de Outubro 2015. Veja mais detalhes em Novidades e Programas Brasil.