Como conviver com Glaucoma

 
Acabei de receber a nova edição do newsletter Natural Eye Care, que traz um artigo extensivo sobre um grupo de patologias muito sério e que trabalha em silêncio, glaucoma.  Meus muitos anos de terapias naturais e milhares de clientes e alunos já demonstrou este fato intensivamente: quando nos apercebemos dos sintomas na visão causadas por glaucoma, o problema já está mais avançado e precisa ser cuidado de imediato. Este problema pode acontecer com qualquer pessoa, em geral acima dos 60 anos e também com outros casos na família.  Assim todos, ao longo da vida, devemos sempre fazer uma visita regular ao oftalmologista para controlar a pressão intraocular dos olhos através da dilatação da pupila e observar os olhos adequadamente.  

 

Atualmente existem diversos tipos de glaucoma que danificam o nervo óptico. O diagnóstico é feito não só através da medição da pressão intraocular (PIO).  Hipertensão, diabete, obesidade, problemas cardíacos e hipotireoidismo são alguns dos fatores de risco para o aparecimento do glaucoma. Também pessoas com alta miopia ou alta hipermetropia ou ainda o uso excessivo do computador são fatores que se observam comumente nos que tem glaucoma.  Cada caso de glaucoma deve ser bem acompanhado. Portanto tenha sempre próximo um especialista nesta área para acompanhar as oscilações da sua visão assim como no acompanhamento com terapias naturais, procure sempre um seguimento regular e disciplinado. Glaucoma é uma patologia séria que não deve ser administrada por e-mails e resolvida de forma superficial.

Muito equilíbrio e cuidados de fato ajudam e muito!

Além da abordagem tradicional médica de acordo com cada tipo de glaucoma, vamos considerar alguns aspectos importantes para uma nova atitude natural para os seus olhos e a sua visão, que recomendo seguir para melhorar a sua qualidade de vida com glaucoma. Se julgar oportuno consulte o seu médico sobre este trabalho que vai desenvolver e decida que caminho vai tomar.
 
Qual é o seu foco? Ser feliz? Ver bem?

 


Para sermos felizes e com uma longevidade saudável garantida, é preciso prevenir e cuidar de nosso equilíbrio emocional e mental. Precisamos viver cada momento com fé, consciência e abertura de novas perspectivas, sempre! Esta é a proposta: vamos romper bloqueios e introduzir na vida um conjunto de novos hábitos que vão reduzir a tensão e relaxar bem o nosso corpo, os olhos, a mente para, sobretudo, melhorar nossas emoções e sentimentos.

Das minhas próprias observações, constato que as pessoas que tem glaucoma em geral são dominadas pelas suas responsabilidades sempre excessivas, vivem sempre no limite de suas condições, em pressão constante, ou seja, com desequilíbrios entre os hemisférios cerebrais, ou ainda, na visão da MTC, em desiquilíbrio yin/ yang. Um apego unilateral à vida! Desequilíbrio evidente!

Assim uma combinação de exercícios, boa nutrição e desenvolvimento psicoterápico certamente resultarão em atingir nossa meta, sermos felizes! O bem-estar emocional é muito importante para manter a saúde física. Medo, raiva, estresse, etc. são a causa de diversas doenças. Equilibrar as emoções através da meditação, orações, pratica de yoga, tai-chi-chuan, artes marciais, etc.

 

Relevantes condições iniciais a adotar durante períodos bem estendidos.

  

    1 - O bem-estar emocional é muito importante para manter a saúde física. Medo, raiva, estresse, são a causa de diversas doenças. Equilibrar as emoções através da meditação, orações, pratica de yoga, tai-chi-chuan, artes marciais, etc. Procurar um apoio regular com um suporte psicológico par avançar mais no Programa.

    2 - Criar um diário como seu novo companheiro e ao observar e analisar a sua vida hoje, registrar todo o seu programa atual. Na medida em que introduzir novos elementos, novos exercícios, detalhes de nutrição, suplementação, colírios etc., deve anotar tudo, sempre que puder.

    3 - Anotar no diário, regularmente, os valores da pressão intraocular (PIO) fornecidas pelo médico, mas lembrar-se de a (PIO) varia ao longo do dia. Assim, ao fazer o controle, selecionar sempre o mesmo horário. 

    4 - Substituir as lentes de contato por óculos, se de fato, necessita deles. Mesmo com os óculos, reduzir lentamente o tempo de uso, procurar ver com seus próprios olhos.

    5 - Introduzir na sua rotina o uso de compressas bem frias nos olhos, durante 15 minutos, pelo menos três vezes ao dia, utilizar uma toalha de algodão pequena, de preferência não usar gaze ou algodão. Colocar também, em simultâneo, uma compressa de água fria na nuca. Manter os olhos fechados, silêncio e descansar.

    6 - Dormir num quarto totalmente no escuro, mas bem arejado. Eliminar luzes de equipamentos eletrônicos, luzes no corredor e deixar o celular em outro quarto.

    7 - No caso de apresentar olhos secos ou estar a lacrimejar em excesso, lavar os olhos com agua alcalinizada natural (ver turmalina negra em acessórios), piscar com mais atenção e calma e em seguida empalmar* por 5 minutos ao respirar profunda e lentamente. Relaxar a mente dos pensamentos. Bocejar, espreguiçar e piscar. * Tenha na mão o kit básico para mais detalhes;

    8 - Fazer 15 a 20 minutos de exercícios corporais, tornar o corpo mais elástico e flexível; em seguida caminhar pelo menos meia hora por dia**, todos os dias, sem uso de óculos de grau ou escuros, olhar para tudo, observar tudo e, se necessário usar só os óculos perfurados.

    ** Segundo pesquisas registradas na atual edição do Natural Eye Care, pessoas com glaucoma que caminham ativamente por 40 minutos, cinco vezes por semana, durante quatro meses, conseguem diminuir bem a sua pressão intraocular (PIO).

    9 - É importante respeitar o ritmo do nosso corpo e, sobretudo, reforçar a alternância necessária do corpo: nós precisamos do sol e também da escuridão, precisamos do descanso como também da vida ativa. Assim também devemos fazer os exercícios para o corpo e fazer os exercícios de visão indicados sempre quando os olhos ficam cansados. Ao piscar bastante, sempre com calma, os olhos relaxam.  Caminhar com consciência, lembrar-se de transferir o peso do corpo de um lado para outro do corpo e cuidar das extremidades.  Alternância do movimento sinestésico do corpo.

    10 - É preciso combinar um Programa de Nutrição leve e adequado aos olhos. Ver mais detalhes a seguir.  A  combinação exercícios com boa nutrição é mesmo necessária para obter os resultados desejados. Finalmente seguir um Programa Específico de Fortalecimento da Visão, adequado em cada caso e com acompanhamento bem regular do terapeuta e do seu médico oftalmologista.

     

Um Programa Básico para se cuidar quando tem glaucoma

 

Começar a manhã fazendo exercícios corporais ajuda a ativar o sistema imunológico, permite desintoxicar mais o corpo e desenvolver seus próprios antioxidantes para aumentar as defesas do corpo. Os exercícios corporais matinais devem ser orientados pelo meu CD Exercícios de Postura para uma Visão Clara. Dedicar inicialmente 15 minutos e gradualmente chegar a 30 minutos. O objetivo é relaxar a cabeça, pescoço e ombros. Se possível, fazer de novo à noite antes de deitar.

 

Ouvir diversas vezes o meu CD Exercícios para uma Visão Clara ou ainda ler as instruções no meu livreto Saúde dos Olhos – Autocura, de modo a introduzir os movimentos saudáveis, o dia todo. Assim, ao sair para caminhar, logo pela manhã, não se esqueça do seu tapa-olho, que vai precisar, verifique a posição do sol e já posicionado diante do sol, faça pelo menos 5 minutos do ensolar completo, luz e escuridão. Na sequencia fazer 10 minutos de balanceio, de costas para o sol, intercalando com a caminhada de observação e estimulo corporal. Ao fazer intervalos na caminhada, olhar para longe, no horizonte distante, durante 5 minutos cada vez, olhar de fato para todos os detalhes que consegue ver, sempre a piscar atentamente. Contornar o perfil no horizonte, as nuvens, árvores, prédios, janelas.

O Programa exige intervalos nas suas atividades ao longo do dia, sempre quando possível, mas no total do dia este sugerimos um primeiro roteiro:

 

    - Fazer pelo menos 3 x dia os exercícios do CD Exercícios de Visão para Visão Clara:

    - O ensolar (sunning) deve ser feito muitas vezes por dia, cerca de 3 minutos por vez, 5/6 vezes ao dia, intercalando 1 minuto de palming, de costas para o sol.

    - O balanceio (swinging), cerca de 10 minutos cada sessão.  Uma vez por dia, fazer o balanceio no escuro total, cerca de 10 minutos, com olhos fechados e abertos.

    - Olhar para longe, no horizonte, cerca de 10 minutos cada sessão, 3xs por dia, muito mesmo!  Olhar, piscar bastante e contornar o perfil no horizonte!

    - Fazer os exercícios indicados de equilíbrio dos dois olhos, com o uso do tapa-olho. Dedicar 10  minutos para cada olho.

Mas, atenção: a nossa vida diária deve ser balanceada: equilibrar atividades e repouso, trabalho e lazer, tensão e relaxamento, respeitando os ciclos rítmicos de nosso corpo, mente e espirito.  Quanto mais atentos estivermos, com consciência a cada momento de nossa vida, mais fácil será encontrar uma nova qualidade de vida, no aqui e agora. Equilibrar em movimento.

 

 

 

Durante cerca de 30 minutos permanecer no escuro: ficar num quarto em total escuridão por 5 minutos (fazer o empalmar), em seguida sair para o claro por 5 minutos e olhar longe, diversas vezes (claro/ escuro/ claro/escuro) e, finalmente voltar para o escuro para mais 15/20 minutos, dos quais 5 minutos a empalmar. De preferência fazer a noite, traz melhores efeitos. Coloque uma boa musica para ouvir e relaxar, evite noticiários e esportes!. Veja as instruções sobre empalmar no meu livreto Saúde dos Olhos ou nos CDs

 
Um Programa de Nutrição adequado assegura mais visão

A  combinação exercícios com boa nutrição é mesmo necessária para obter os resultados desejados. Tornar ou manter um programa de nutrição mais leve. Reduzir sal e eliminar açúcar, comer muitas verduras e legumes de cor verde escuro e beber muita água mineral alcalina, pequenos copos ao longo do dia; incluir na dieta os nutrientes para reforçar a retina: Luteína, Zeaxantina e Astaxantina (beta-carotenoides), COQ10, Ômega 3 (de peixe) e Glutationa (uma proteína que o corpo produz e recicla os antioxidantes, ajuda muito nos olhos, em especial – no alho, cebola, brócolis) e Gingko biloba, além das vitaminas importantes como Vitamina C e E. Incluir 3 vezes por dia três capsulas de Nutrialgas (ou semelhante em algas marinhas). Entre as ervas, orégano é o mais antioxidante de todos: 1 a 2 colheres de chá de orégano seco em uma xicara de agua fervente. Potencializar com menta e rosmarinho.

Vamos cuidar do nervo óptico


O nervo óptico e a retina fazem parte do Sistema Nervoso Central e têm a função de captar e levar a visão até o cérebro. As células nervosas do nervo óptico são revestidas por uma bainha de mielina. Como mencionamos no início do artigo, atualmente existem diversos tipos de glaucoma que danificam o nervo óptico. Inflamações de várias causas podem provocar neurites ópticas, quando a inflamação ataca a bainha de mielina.  Também fumar, álcool, medicações e toxinas danificam o nervo óptico causando neuropatias ópticas tóxicas. Sabemos que a deficiência de B12 e ácido fólico causam problemas no nervo óptico. Assim para dar mais qualidade ao nervo óptico é importante uma suplementação de nutrientes como, entre outros, luteína e astaxantina, acido alfa-lipoico, magnésio, além de óleo de peixe, vitaminas e enzimas.

 

Prevenir e Cuidar com o Método Lakelandvisionfocus®
Glaucoma como muitas outras patologias da visão podem acometer pessoas de ambos os sexos em todas as idades. Portanto todos precisam tomar cuidados e, sobretudo prevenir, através de consultas regulares ao médico oftalmologista e cuidados desde cedo, na infância, nas atividades saudáveis para os olhos, corpo e mente.

Criado como resultado dos quase dez anos de cegueira com mais quinze anos de uma vida de experiências vividas a cada dia para a minha própria recuperação da visão e da ajuda a mais de milhares de pessoas com problemas de visão, em todo o mundo, surgiu afinal o Método Lakelandvisionfocus®. Com este Método, incluindo as suas técnicas específicas, vamos a busca da nitidez e do foco em nossas vidas.

Estes aspectos são acompanhados de perto com cada um através de diversas técnicas inovadoras, entre os quais, as físicas, corporais, metabólicas, psicológicas, psicossociais e sempre com o necessário apoio espiritual. Assim entre em contato com Sylvia Lakeland, para descobrir e explorar mais as diversas técnicas para a sua própria evolução já agora e lembre-se sempre que foco faz parte do nosso método lakelandvisionfocus®.