Alegria de Olhas

Lakeland Sylvia – A alegria de olhar, o prazer de ver

Jornalternativo Março 2007 e Seminário de Terapias Complementares no XXX Simpósio de Oftalmologia, da UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo, Março 2007.
http://www.lakelandsylvia.com.br/images/Olhar%202.jpg                                                                          
A visão é um processo dinâmico e criativo, totalmente presente no aqui e agora. E será na calma, com boa respiração e com a mente tranquila que conseguiremos ver com mais nitidez, com mais clareza. É preciso criar o estado de harmonia, mas, sobretudo é preciso ser tranquilo.
Os olhos são consequência daquilo que nós fazemos da nossa vida. Como 90% da visão acontece na mente de fato vemos por trás dos nossos olhos e não só com os olhos! Precisamos acalmar a nossa mente superativa, relaxar, meditar, brincar e ter o prazer de ver, a alegria de olhar não só de fora para dentro como de dentro para fora. Da combinação de ambas as formas de ver surgem o conhecimento, a consciência, a iluminação.
Podemos interpretar os níveis de consciência pela visão: a nossa consciência é representada pela visão central, precisa e rica em detalhes; a visão periférica, que percebe movimento e dá uma visão global instantânea do todo, corresponde ao nosso subconsciente até o inconsciente. Melhorar a visão é o caminho da verdade na busca do nosso Ser. 
Para melhorar a visão e manter os olhos saudáveis começamos por reduzir a tensão, pois enquanto vivermos a cultura do stress estaremos alimentando a tensão dos nossos olhos e do nosso cérebro visual. Milhões de pensamentos flutuam instantaneamente pela mente agindo na visão e a tensão se espalha criando as diversas disfunções da visão que conhecemos tão bem: hipermetropia, miopia, presbiopia, entre outras. Para não falar das patologias que desenvolvemos!  Somos muito poucos os que temos uma visão normal ao longo de toda a vida!

 

http://www.lakelandsylvia.com.br/images/olho99.jpg O que não quero ver?
A compreensão das eventuais causas da redução na visão pode ser difícil e demorada, mas a questão básica “o que é que eu não quero ver?” tem de ser respondida, com profundidade e consciência. Quanto antes respondermos esta questão mais viável será podermos vencer o dramático caminho da perda da visão.  Até o momento em que algo acontece, julgamos que ver bem por toda a vida é um fato garantido. Não há razão para nos preocuparmos em cuidar dos nossos olhos de uma forma regular e atenta, afinal vamos ver sempre bem!   Até mesmo quando aparecem já na infância, alguns dos conhecidos problemas como miopia, astigmatismo ou hipermetropia, a solução é rápida: o uso regular de óculos, que resolvem os sintomas imediatos.
Mas as causas estão longe de serem avaliadas e resolvidas e não dimensionar e cuidar das razões da não visão traz as suas consequências. Por exemplo, uma redução gradativa da visão que conduz a uma alta miopia, poderá eventualmente provocar descolamentos de retina, formação de cataratas ou ainda uma degeneração macular ou glaucoma, com uma diminuição dramática e irreversível  da visão.  Os nossos olhos são susceptíveis a uma grande variedade de condições degenerativas, mas já sabemos que não precisamos achar normal nem aceitar o declínio constante do nosso corpo mas que temos o poder da regeneração: é através do equilíbrio do corpo, mente e espirito que vamos buscar e descobrir os meios para melhorar a visão e ao mesmo tempo compreender como manter uma boa visão, por toda a vida..    Ver é crer.
 
 
http://www.lakelandsylvia.com.br/images/clhawaiipinholes.jpg

“Decidi que voltaria a enxergar normalmente e comecei a minha busca em 1999. Com fé, intuição e, sobretudo a convicção de que eu era capaz de despertar e me transformar para voltar a ver, descobri o Tao da Visão”

 

Um programa que funciona

Cuidar dos olhos significa cuidar do corpo como um todo e ao combinarmos algumas regras básicas de vida podemos alcançar nossos objetivos. Vamos então seguir algumas estes regras, que não são simples nem fáceis de cumprir, mas imprescindíveis se queremos cuidar de nós mesmos, do mundo que nos cerca e de nossa visão - exterior e interior:

1. Desenvolver com perseverança um programa moderado mas regular  de exercícios terapêuticos, de visão e de respiração, para proteger a saúde dos olhos e manter ativos o corpo, mente e espirito  Nossos olhos afetam e são afetados por todos os aspectos de nossas vidas, portanto trabalhar para melhorar a nossa visão é um grande desafio.  No processo podemos encontrar grande tensão física, resistências mentais, bloqueios emocionais e traumas. Ao enfrentar estas barreiras vamos encontrar a força para vencer e, na medida em que melhoramos a visão, mudamos as nossas vidas. Através de exercícios de visão muito fáceis de fazer, pelo Método Meir Schneider de Autocura (Self-Healing), os diversos exercícios terapêuticos orientais e a criação de bons hábitos em cuidar dos olhos, é possível impedir ou sustar a deterioração, o declínio e, sobretudo reverter processos danosos causados por stress. É possível melhorar a visão. Eu nunca mais parei de fazer os exercícios, estudei e tornei-me terapeuta de visão. Vamos carregar as baterias! Com muita Luz!

2. Assegurar uma dieta que dinamiza a circulação, rica em grãos e fibras, com controle do açúcar e sal, com ingestão controlada de cafeína, abundante e balanceada  em verduras, legumes e frutas, ricas em antioxidantes.  Aumentar as defesas complementando antioxidantes                   (com vitaminas A, C, E), B12, carotenoides (com luteína, mesozeaxantina e zeaxantina),  Gingko biloba, carnosina, ácido fólico e outros micronutrientes e minerais como zinco, cobre, magnésio e selénio.

3. Desenvolver melhores condições de vida, quebrando velhos hábitos e criando novos paradigmas. A meditação como forte instrumento para conseguir a coerência cardíaca e visual. Rever e propor a si mesmo a melhor adequação dos tempos usados nas diversas atividades, controlando mais o stress diário. Buscar intervalos para respirar e fazer os exercícios propostos.  Modificar os ambientes de trabalho, explorar mais e melhor a luz natural desde o amanhecer ao por do sol, até a   iluminação artificial dos ambientes, só com luz do tipo incandescente de amplo espectro (como a luz solar) e boa circulação de ar fresco; eliminar os hábitos destrutivos como fumo, drogas  ou excesso de bebidas alcoólicas. 

4. Estar sempre atento ao corpo e alerta às alterações na visão. Lembrar sempre que nós somos os donos do nosso corpo e somos nós que devemos cuidar dele. Assim é preciso estar sempre atento às modificações que podem acontecer com a visão e consultar rapidamente o seu médico oftalmologista além de manter um controle completo no seu médico oftalmologista, pelo menos uma vez por ano.

“Desde 2000, esta tem sido a minha fórmula mágica, para recuperar e cuidar dos meus olhos, da minha visão e da minha vida. A minha missão é cuidar de todos aqueles que querem conhecer estes caminhos e como eu, recuperar a visão”.
 
Acessórios de Apoio

http://www.lakelandsylvia.com.br/images/CP-CD-Sylvia-Frente-WEB.jpg   A experiência adquirida de fazer meus exercícios de visão quatro horas por dia, durante três anos, mostrou a importância de utilizar diversos materiais complementares aos exercícios, para torná-los mais lúdicos, diversificados e eficazes.  Com o apoio de terapeutas de visão do mundo todo, estamos sempre pesquisando, criando, recuperando e desenvolvendo novos acessórios que ajudam muito na prática dos exercícios de visão.
Gostaria só de mencionar que existe um CD “Movimento é Vida” que ajudará muito na motivação e compreensão dos exercícios mencionados e apresentados neste Simpósio de Oftalmologia. Outros acessórios: os óculos perfurados, tabelas diversas, réguas para astigmatismo, tapa-olhos, entre outros.